Em 15 de março, comemora-se o Dia da Escola. A ocasião nos relembra o papel fundamental desempenhado pela escola no desenvolvimento das pessoas. Isso, porque a escola não é apenas um espaço de construção de conhecimento acadêmico, mas também um espaço de formação dos estudantes enquanto cidadãos e membros da sociedade.
A celebração da data é um bom momento para a realização de atividades extraclasse ou conjuntas. Para você não deixar a data passar em branco na sua escola, preparamos este artigo. Entender a importância de celebrar a data e encontre algumas ideias de atividades que você pode realizar. Confira!
Importância do Dia da Escola
A educação é um direito fundamental básico previsto na Constituição brasileira e de fundamental importância na vida de cada um. Conforme definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação envolve processos formativos desenvolvidos no âmbito da família, da convivência humana, do trabalho, das instituições de ensino e pesquisa, dos movimentos sociais e das manifestações culturais.
A educação escolar, regulamentada pela LDB, é aquela desenvolvida em instituições próprias – as escolas. Sua importância é tamanha que, pela lei, os pais são obrigados a matricular os filhos em uma instituição de ensino a partir dos 4 anos de idade. Além disso, o Código Penal Brasileiro prevê punição para aqueles que privarem os filhos entre 4 e 17 anos do acesso ao ensino.
Portanto, a escola surge como um local de formação fundamental do indivíduo, sendo parte essencial do desenvolvimento pessoal, acadêmico e social.
Comemorações do Dia da Escola
A comemoração do Dia da Escola é uma ótima oportunidade para trabalhar com os alunos a importância da instituição. Os professores podem planejar o uso de obras literárias que tenham a escola como cenário central. Uma roda de leitura é um opção para trabalhar com os mais novos. Como atividade para alunos mais velhos, pode-se solicitar uma resenha com foco na importância da escola na história que leram.
Uma outra ideia para os professores é a apresentação de materiais sobre a origem das escolas no mundo: Como eram quando surgiram? Como evoluíram ao longo do tempo? Quais foram as primeiras escolas do Brasil? A atividade proposta pode ser uma pesquisa fora de sala de aula, e posteriormente os grupos de alunos podem apresentar os resultados ao restante da turma
Além disso, a data também é um bom momento para trabalhar a história da própria instituição de ensino. Aprender sobre seu surgimento, o porquê do nome escolhido, ver fotos antigas do prédio, identificar as mudanças que ocorreram ao longo dos anos, conhecer mais sobre ex-alunos etc. Todos esses tópicos podem estar em um mural feito a partir de um trabalho conjunto entre alunos, professores e equipe da escola.
Homenagem e atividades
Então, na mesma linha de conhecer mais sobre a escola onde estudam, os alunos, organizados em grupo ou por turmas, podem conversar com um funcionário ou com algum ex-aluno. A ideia é que eles falem sobre as mudanças que já presenciaram e sobre as melhores experiências vividas naquele espaço. Depois, cada pedaço da história da escola registrado pelo grupo será reunida em um livro, mural ou página da internet, compondo um grande material sobre a instituição.
Para os alunos novatos, essas atividades podem ser uma forma de facilitar a inclusão com o colégio e possibilitar que façam novas amizades. O colégio também pode planejar apresentações com a presença das famílias, contribuindo para estreitar a relação de pais e responsáveis com a instituição. Portanto, além de celebrar o Dia da Escola, as ações também são uma maneira de reforçar o senso de pertencimento de toda a comunidade escolar.
Como dito, a escola tem papel central no desenvolvimento não apenas educacional dos estudantes, mas também profissional e social. Em um mundo cada vez mais informatizado, espera-se que as práticas educacionais acompanhem essas modificações, garantindo um ensino atualizado.
Por isso, a implementação do ensino bilíngue nas escolas tem se tornado uma necessidade cada vez mais real. Quer saber mais como aplicar essa prática na sua escola? Baixo nosso Kit Bilinguismo na Escola!