Em 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação. O principal objetivo da data é ressaltar a importância da educação na vida de todas as pessoas. Além disso, ela busca incentivar e conscientizar sobre o papel essencial do acesso universal a uma educação de qualidade. Por meio da educação, os alunos obtêm tanto uma formação acadêmica quanto pessoal, profissional e cidadã. Além disso, por meio dela é construída uma ponte de acesso aos valores sociais, morais e éticos, essenciais à formação e ao desenvolvimento de cada indivíduo.
Pensando na relevância dessa comemoração, preparamos este artigo sobre a origem do Dia da Educação e outras temáticas acerca do assunto. Confira!
Qual é a origem da data?
O dia 28 de abril foi escolhido para celebrar o Dia da Educação durante o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Esse Fórum tinha como o objetivo estabelecer o compromisso dos 180 países presentes de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até o ano de 2030.
Apesar de muitos setores da sociedade associarem esse evento em Dakar como origem da data comemorativa, ela não é uma data oficial. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), esse é apenas o dia em que se celebra o aniversário do acordo firmado no Fórum Mundial de Educação. Para que essa data se torne oficial no calendário da organização, é necessário que a Assembleia Geral da ONU vote e aprove, uma vez que as datas internacionais são decretadas dessa forma. No cronograma oficial, na verdade, nessa data contém o Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho. Apesar disso, o Dia da Educação continua sendo celebrado em 28 de abril.
A importância da educação
Vale ressaltar que a data se refere a importância da educação, seja ela proveniente do ambiente escolar, familiar ou social. O Dia da Educação foi estabelecido com o objetivo de conscientizar a população a respeito da sua dimensão e relevância para a construção de valores essenciais para o convívio em sociedade.
A palavra “educação” comumente é associada ao ambiente escolar. Contudo, a instituição de ensino não é o único espaço para o desenvolvimento educacional de uma criança, jovem ou adulto. Assim como as escolas, a família possui papel fundamental no processo de formação. Em conjunto, ambos são corresponsáveis pela formação de uma pessoa e participam efetivamente no desenvolvimento dos valores éticos, morais e sociais do aluno.
Por sua vez, o Estado possui o dever de garantir as condições para a formação educacional com qualidade e gratuita, abrangente a todos os cidadãos. Pensando nessa necessidade, foi estabelecido o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo objetivo é garantir uma educação com equidade, ao definir as competências essenciais para a formação do aluno em cada etapa escolar. Com isso, os direitos de aprendizagem de todos os estudantes passam a ser assegurados. A Base é um norteador para a construção dos currículos escolares; e cada instituição deve levar em consideração sua identidade e seu contexto, seguindo as diretrizes propostas pela BNCC.
Feliz dia da Educação!
O English Stars faz questão de celebrar o Dia Da Educação juntamente com todas as escolas e famílias! A data possui uma imensurável importância, por nos lembrar da relevância da educação para a formação de alunos e, sobretudo, para a formação de indivíduos!
Por isso, esse é um momento ideal para relembrar os valores da instituição, assim como para trazer para perto a comunidade escolar e ressaltar a importância da colaboração de todos — alunos, professores, gestores, pais e responsáveis — no processo de formação.
Educação bilíngue na escola
Existem diversos pilares da educação. Estabelecendo um recorte dentro da instituição de ensino, é notório que as transformações advindas dos avanços tecnológicos modificaram intensamente o ambiente escolar. As escolas tiveram e estão tendo que adaptar seus métodos e práticas pedagógicas com a finalidade de oferecer um ensino que prepare seus alunos para os desafios do século XXI.
Entre as muitas transformações, podemos citar a maior integração entre pessoas de diferentes nacionalidades. As barreiras físicas vem se tornando cada vez menos relevantes, uma vez que todos estão conectados por meio das tecnologias. Por isso, um ponto fundamental do processo de formação é a aquisição de um idioma que possibilite a comunicação entre pessoas que possuem línguas maternas diferentes. Hoje, esse idioma é o inglês.
Portanto, é muito importante que a escola ofereça ao estudante a possibilidade de viver em uma sociedade conectada. Para isso, muitas instituições de ensino passaram a procurar e a investir em um ensino de inglês com qualidade, oferecendo uma educação bilíngue aos alunos.
Para você entender melhor a importância da formação bilíngue para o aluno do século XXI, preparamos um material sobre a temática. Baixe gratuitamente: