O aprendizado da língua inglesa requer bastante disciplina e foco. Além dos pontos relacionados ao processo de aprendizagem em si, a temática de acompanhamento do desenvolvimento da língua é de grande importância.
Muitas vezes, o docente pode ter alguma dúvida ou dificuldade acerca da melhor forma de acompanhar o desempenho dos alunos na aquisição do inglês. Preparamos este artigo para aprofundar no tema, contemplando algumas dicas para efetuar esse acompanhamento. Confira!
Importância de acompanhar o desenvolvimento do aprendizado
Ao acompanhar o desenvolvimento do aprendizado, é possível que o docente consiga identificar quais os pontos a serem aprimorados. Com isso, é viável uma otimização constante das práticas pedagógicas, que devem ser planejadas e alteradas de acordo com a necessidade dos alunos.
Em relação ao ensino do inglês, é importante que um acompanhamento próximo do estudante ocorra entendendo e explorando, assim, o desenvolvimento que respeite o ritmo dele. Uma vez que é relevante que o docente consiga mensurar o nível dos alunos para que todos estejam aptos a acompanhar o cronograma sem obstáculos, principalmente no aprendizado de um segundo idioma.
Traçar os objetivos de aprendizado do inglês
Anteriormente ao acompanhamento do desenvolvimento do aluno, é preciso estabelecer metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Com isso, torna-se possível traçar quais são os pontos a serem trabalhados, o que exige otimização para uma execução bem sucedida. Ao determinar esses pontos, o professor consegue também ter um referencial de como medir a evolução dos estudantes na aquisição do idioma.
Aplicação de provas e testes
O processo de ensino-aprendizagem do inglês envolve diversos aspectos, como o aprendizado da gramática e do vocabulário. Uma forma de acompanhar a evolução do aluno envolve a aplicação de avaliações. Essa avaliação pode ser realizada no início do ano ou do semestre letivo, identificando as dificuldades e categorizando o que foi absorvido de forma clara.
Além disso, as provas e os testes podem ser úteis para o acompanhamento, sobretudo, da parte técnica da língua inglesa. Como o processo de ensino-aprendizagem também contempla a parte oral do idioma, vale ressaltar que provas orais e exercícios de conversação podem auxiliar nesse quesito. Com isso, o professor consegue ativamente notar a desenvoltura do estudante e como está o progresso do inglês dele ao longo do tempo.
Autoavaliação do aprendizado na língua inglesa
Apesar da importância por trás de ferramentas avaliativas aplicadas pelo docente, também possui uma grande relevância a própria avaliação do aluno. Afinal, ninguém melhor que o estudante para pontuar suas dificuldades e progresso no idioma.
Essa dinâmica pode ser realizada de tempos em tempos, incentivando os alunos a refletirem sobre alguns pontos, por exemplo:
- Quais conteúdos foram apresentados durante as aulas?
- Quais desses conteúdos necessitam de um reforço?
- Quais conteúdos foram devidamente desenvolvidos?
Isso ajuda o docente a acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de uma maneira mais direcionada e individual. É válido ter em vista que cada turma e cada aluno vai apresentar dificuldades e evoluções de maneiras distintas.
Conclusão
O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos no aprendizado do idioma, é fundamental para que as práticas pedagógicas sejam constantemente aprimoradas. Com isso, o corpo docente precisa identificar e utilizar os melhores métodos de acompanhamento possíveis.
O ponto principal é estabelecer metas e objetivos de aprendizado antes de começar a desenvolver estratégias para acompanhar os resultados esperados no processo de aprendizagem. Além disso, o docente deve se preocupar em identificar os desafios e as forças dos estudantes, sabendo que cada turma e cada aluno apresenta uma forma distinta de aprendizado e aquisição do idioma. Dessa forma, o professor consegue auxiliar o estudante a se desenvolver e verificar seu progresso na língua inglesa.
O tema bilinguismo vem ganhando cada vez mais relevância no contexto educacional. Por isso, preparamos um e-book sobre a importância do ensino bilíngue para a formação do aluno do século XXI: