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    Como o material didático pode apoiar o professor no ensino de inglês

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    25/07/2019 - 4 min - Por Nicolle Abreu

    O material didático possui uma grande importância dentro do contexto educacional. Ele funciona como uma ferramenta de apoio para os professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

    O material didático possui uma sequência lógica a ser seguida, de forma a reduzir as lacunas no aprendizado. Além disso, com ele o docente consegue ministrar a disciplina de acordo com uma evolução gradativa do conteúdo. Com isso, os alunos conseguem acompanhar mais facilmente o andamento dos assuntos na construção do aprendizado.

    Preparamos este artigo para mostrar como o material didático pode apoiar o professor no ensino do inglês. Confira!


    A importância do material didático para o professor no ensino de inglês

    Antes de compreender quais são os benefícios do seu uso, é preciso entender o que é o material didático. Esse instrumento é uma ferramenta pedagógica que oferece apoio ao processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Ele se elabora com uma finalidade didática e é um material instrucional.

    O valor do material didático se encontra na sua utilização e não no objeto em si, uma vez que, para que essa ferramenta consiga cumprir sua função, é essencial que ela seja utilizada de forma adequada e condizente com o processo e objetivo de aprendizagem escolhidos pela instituição de ensino e pelo professor.

    A utilização do material didático na sala de aula

    O livro didático possui uma grande importância como uma ferramenta de ensino, por ser um instrumento que auxilia no desenvolvimento do aluno e um facilitador no processo de aprendizagem. O material é utilizado como um norteador, colaborando para que o educador coloque em práticas as estratégias de ensino planejadas para a sala de aula.

    O professor de inglês pode utilizar o material como apoio, de modo que as lacunas de aprendizado são reduzidas, uma vez que o livro didático possui uma sequência lógica. Com isso, os conteúdos fundantes são aprendidos anteriormente e segue-se uma progressão no processo, facilitando a compreensão e evolução da disciplina.

    Além disso, o material é uma fonte confiável de consulta, tanto para os estudantes quanto para o professor.  Dessa forma, o uso do livro didático ajuda até mesmo na otimização do tempo, uma vez que o material fornece o planejamento de atividades e fontes de pesquisa para o docente, e inclusive, planos de aulas. Com isso, o educador não precisa focar tanto no que ensinar, mas sim no como.

    No English Stars, por exemplo, o material didático disponibiliza planos de aulas pensados para ajudar o professor na condução da disciplina. O docente encontra tipos de perguntas que ele pode fazer para o aluno, exemplos a serem apresentados durante a aula, entre outros recursos que podem ser explorados com os estudantes.

    O docente pode – e deve – optar pela utilização de outros recursos além das obras didáticas, para contribuir com o processo de aprendizado. Por exemplo, o uso de livros paradidático, vídeos, softwares que complementam as aulas tornando-as mais interessantes e interativas e contribuindo com os objetivos educacionais.

    O material didático, inglês e a prática docente

    O uso do material didático deve ser feito de forma coerente, visando a complementar as práticas pedagógicas. Por exemplo, o professor pode levar algumas revistas para recortes e propor uma atividade mais descontraída dentro da sala de aula. Ou levar algumas fotografias de lugares em que a língua inglesa é falada e comentar sobre alguns pontos turísticos interessantes ou costumes e culturas.

    No contexto educacional do bilinguismo, o livro didático é o material mais utilizado como instrumento de apoio para o professor da língua inglesa. Existem inúmeras vantagens da sua utilização, como dito anteriormente. Contudo, é importante que tanto o educador como a equipe escolar realizem a escolha do livro didático com bastante cuidado, visto que é importante que as obras escolhidas se adequem ao perfil e à metodologia da escola.

    Para que essa escolha seja acertada, é preciso que ela seja feita levando em consideração o contexto escolar. O uso do material didático deve servir como um auxílio tanto ao educador quanto aos alunos, oferecendo informações e fontes confiáveis, além de se aproximar à realidade do estudante. Uma escolha indevida pode prejudicar todo o processo de aprendizado, além de ocasionar uma formação incompleta ou divergente da planejada pela escola.

    Apesar de o livro didático servir como uma ferramenta de apoio, é importante ter em mente que o docente tem autonomia para conduzir as aulas e os conteúdos, assim como toda a dinâmica da sala de aula. É possível, por exemplo, que o professor opte por ensinar uma unidade ou um conteúdo que não foi contemplado no material ou até deixar de abordar um tema ou um conceito apresentado.

    Conclusão

    O material didático tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que é uma ferramenta de apoio para o professor. Ademais, existem muitos benefícios na sua utilização, como a diminuição das lacunas de aprendizado, a sugestão de fontes confiáveis para consulta e até mesmo a otimização o tempo do docente no planejamento das aulas.

    Diante disso, é extremamente importante que a escolha das obras didáticas seja feita de forma cautelosa, prezando por livros que condizem com as metodologias e objetivos educacionais. Para auxiliar na escolha do material, preparamos um e-book sobre como escolher o material didático para o ensino do inglês:

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