Uma recorrente preocupação no contexto educacional é em relação a como ensinar e avaliar as competências e habilidades. Com as transformações advindas das novas tecnologias, o cenário da educação também se modificou. O foco do processo de ensino-aprendizagem deixa de ser conteudista e o objetivo passa a ser a preparação e desenvolvimento dos estudantes para os desafios do século 21.
Um exemplo de preocupação nesse assunto é as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento é estruturado a partir das competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os alunos durante a Educação Básica. Entretanto, podem surgir dúvidas e indagações acerca da temática, que deve ser estudada de maneira contínua para seu uso concreto.
Pensando nisso, preparamos este artigo. Você vai ler dicas de como aplicar as competências e habilidade na prática dentro do contexto escolar. Confira!
Competências e Habilidades: o que são?
O Dicionário Aurélio apresenta algumas definições para competência, mas optamos por ressaltar a que mais se encaixa no contexto escolar:
“Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.”
Note que competência é uma qualidade de apreciar e resolver um problema ou desafio, envolvendo a sua capacidade, aptidão, habilidade e idoneidade. Pode-se afirmar que as competências são fundamentais para que o aluno tenha sucesso em sua carreira, vida familiar, acadêmica e social.
A maneira de conduzir as suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de lidar diariamente e solucionar essas situações cotidianas. Além disso, o mercado de trabalho contemporâneo necessita de pessoas capazes de resolver conflitos, senso de liderança, tomar decisões, articular saberes adquiridos ao longo da jornada acadêmica, entre outros.
Em suma, pode-se afirmar que as competências estão relacionadas à capacidade do estudante de mobilizar recursos visando a abordar e resolver determinadas situações. Ou seja, é o aluno saber saber ou saber conhecer!
Já as Habilidades podem ser definidas como a aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma situação complexa. Ou seja, é o aluno saber fazer. Pode-se exemplificar isso afirmando que um aluno vai aprender a ler e a escrever. A partir disso, quando ele consegue dominar esse processo, então ele apresenta essas habilidades. Vale ressaltar que através dessas Habilidades o discente necessita alcançar a compreensão de um texto a partir da leitura, para então se tornar competente para esse domínio.
Dicas práticas de como trabalhar as Competências e Habilidades da BNCC de língua inglesa
Na BNCC houve uma mudança importante para o ensino do inglês: a alteração do conceito de língua estrangeira para língua franca. Isso quer dizer que o inglês é comumente adotado entre pessoas que falar outros idiomas para se comunicarem entre si. Dessa forma, o domínio do idioma passa a ser uma oportunidade de acessar o mundo globalizado. Por meio disso, cada vez mais os cidadãos conseguem exercer a cidadania ao ampliar suas possibilidades de interação nos mais diversos contextos e nações.
Nesse sentindo de língua franca, o inglês deixa de ser apenas dos falantes nativos e passa a ser uma língua que varia em diferentes contextos. Por meio disso é favorecido o ensino da língua inglesa com mais interculturalidade e naturalidade.
“Nessa proposta, a língua inglesa não é mais aquela do “estrangeiro”, oriundo de países hegemônicos, cujos falantes servem de modelo a ser seguido, nem tampouco trata-se de uma variante da língua inglesa. Nessa perspectiva, são acolhidos e legitimados os usos que dela fazem falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais, o que possibilita, por exemplo, questionar a visão de que o único inglês “correto” – e a ser ensinado – é aquele falado por estadunidenses ou britânicos” BNCC, p. 241
Veja a seguir algumas dicas para trabalhar as competências e habilidades da BNCC:
Confira 3 dicas principais sobre a temática!
Correlacione as competências e as habilidades específicas de área com as competências gerais da Base:
A BNCC apresenta as chamadas dez competências gerais que apontam a formação esperada para os discentes durante a Educação Básica. Essas competências almejam a uma formação integral dos alunos, nos aspectos socioemocionais e cognitivos. Outro ponto é que a Base está dividida em segmentos de ensino, que compreendem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil.
Já para o Ensino Fundamental tem as competências específicas de área e as habilidades. Ou seja, o objetivo tem que ser trabalhar e relacionar todos esses elementos da estrutura do documento. Sendo assim, a proposta de cada ano no segmento da língua inglesa assume um objetivo claro no desenvolvimento das competências gerais dos estudantes.
H3: Trabalhe de forma gradual:
O objetivo do desenvolvimento das competências gerais da BNCC é que o indivíduo as desenvolva ao longo da Educação Básica, visando a promover a equidade no ensino de todo o país. Para que isso se torne possível, essas aprendizagens essenciais devem ser trabalhadas de forma gradual ao longo dos segmentos e anos escolares.
Isso também deve ser aplicado nas competências específicas de área e de componente ao longo dos ciclos. Ou seja, as habilidades são características de cada ano escolar e norteiam o trabalho dos docentes em cada ano. Para facilitar esse processo, o desenvolvimento das competências e das habilidades deve ser pensado de maneira gradual, respeitando os objetivos de aprendizagem propostos para os anos e ciclos.
Promova a Interdisciplinaridade:
Vale relembrar que um dos pilares da Base Nacional Comum Curricular é promover uma formação global de estudantes. Para isso, a Base apresenta um trabalho interdisciplinar das competências e habilidades, assim como a contextualização dos objetos de conhecimento.
Sendo assim, é importante pensar em práticas pedagógicas e atividades interdisciplinares para o desenvolvimento das competências e habilidades. Além disso, propor um ensino contextualizado que possibilita despertar o interesse do aluno, deixando claro a sua aplicação prática das aprendizagens. No caso do aprendizado da língua inglesa, abordagens de ensino mais interdisciplinares e contextualizadas contribuem ativamente para o desenvolvimento do aluno.
A escola e o desenvolvimento de competências e habilidade em sala de aula
O contexto contemporâneo é marcado pela era da tecnologia e da informação. Nesse sentido, as instituições de ensino estão tendo que modificar cada vez mais o seu posicionamento. Até então, a escola era responsável sobretudo pela disseminação de conteúdos. Porém, atualmente, o papel escolar se expande para além do conteúdo, o foco se torna preparar integralmente os alunos para lidar com diversas situações da sua vida. Isso é realizado através do desenvolvimento das competências e habilidades, tornando-os capazes de resolver problemas reais.
Dessa forma, as escolas demonstram um alinhamento com as tendências educacionais, enfatizando a importância do protagonismo estudantil. Além disso, por meio da compreensão e aplicação da BNCC no dia a dia escolar, a qualidade do ensino e da aprendizagem são otimizados. Pensando nisso, preparamos um material mostrando como é a Base Nacional Comum Curricular para o ensino da língua inglesa. Baixe-o gratuitamente!