A demanda pelo ensino do inglês nas escolas tem crescido bastante, sobretudo, nos últimos anos e devido aos avanços tecnológicos que diminuíram distâncias. Com isso, a busca por uma educação da língua inglesa de qualidade aumentou muito, por parte de pais e responsáveis que almejam melhor preparar os filhos para o futuro.
Entretanto, muitas instituições de ensino e famílias podem questionar qual o momento ideal de introduzir a educação bilíngue para os alunos. Por ser uma temática atual, ainda existem muitas dúvidas a respeito disso. Para esclarecer sobre o ensino do inglês nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preparamos este artigo. Confira!
O ensino de inglês para 1º e 5º ano
Por meio da linguagem as pessoas conseguem se comunicar, expressar opiniões, sentimentos, compartilhar experiências e aprendizados. Dentre todas as línguas existentes, pode-se afirmar que o inglês é a mais popular
Diversos fatores influenciam nessa difusão mundial do inglês. Por exemplo, a língua inglesa ser a nativa do antigo império britânico e dos Estados Unidos, ambas grandes potências históricas, que prevaleceram no cenário militar, político e econômico. Outros pontos que podem ser levados em consideração em relação à influência do idioma é o fato do inglês ser a língua oficial da ciência, das finanças e dos negócios. Além disso, existe uma grandiosa oferta de séries, filmes, músicas, documentários, conteúdos e pesquisas no inglês.
Com o desenvolvimento de tecnologias é notório a existência de um sistema global cada vez mais unificado e interligado. Entretanto, para tal, é necessária a habilidade de se usar uma língua universal, possibilitando a comunicação entre indivíduos de países distintos. Atualmente essa língua é o inglês. Ser apto a falar o idioma garante o acesso a um universo vasto de informações e se manter atualizado com as notícias e ideais de uma sociedade global em constante mudança.
As vantagens do ensino do inglês nos anos iniciais
A Base Nacional Comum Curricular é um documento norteador do processo de ensino-aprendizagem. Na BNCC é instituído o que os alunos devem aprender desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Na sua última versão, homologada pelo Ministério da Educação em 2017, consta que o ensino do inglês se torna obrigatório a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Contudo, isso não quer dizer que a escola não pode iniciar o processo mais cedo, muito pelo contrário.
Na verdade, existem muitos benefícios no aprendizado do inglês durante a infância. Apesar de ser biologicamente possível aprender uma nova língua em qualquer idade, as crianças possuem uma maior facilidade. O motivo disso envolve uma melhor plasticidade do cérebro e, também, uma pré-disposição para o desenvolvimento de novas habilidades e aquisição de conhecimento. Além disso, o aparelho fonador delas está em formação, o que reflete em uma capacidade em reproduzir qualquer som e distinguir fonemas, proporcionando uma pronúncia mais próxima à nativa.
O ensino de inglês na Educação Infantil traz inúmeros benefícios para os alunos, como o aumento da concentração em uma atividade, a estimulação do raciocino e das funções cognitivas. Além de melhorar a criatividade, concentração e autoestima. Todo esse processo pode contribuir muito no futuro do estudante, abrindo portas para intercâmbios, viagens e até mesmo no mercado de trabalho.
Dessa forma, apesar de ser obrigatório o ensino do inglês apenas em tal etapa escolar, quanto mais cedo o aluno tiver contato com o inglês, melhor será seu desenvolvimento no idioma. Levando isso em consideração, a escola, ao fornecer o ensino do inglês nos anos iniciais, está possibilitando uma formação mais aprofundada dos estudantes com o idioma. Isso de fato traz resultados práticos para a vida dos alunos, tanto acadêmica quanto profissional, além da sua inserção na sociedade global.
Conclusão
Como foi visto no decorrer do texto, o inglês é muito relevante para a dinâmica social atual e existe uma grande importância na habilidade de ser falante do idioma. Apesar do documento da Base constar a obrigatoriedade do ensino do inglês apenas após o 6º ano do Ensino Fundamental, nada impede que isso ocorra antes, o que de fato pode ser muito benéfico para a formação integral do aluno.
Ao iniciar o estudo da língua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o aprendizado é facilitado, uma vez que as crianças possuem a capacidade em desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos. Isso permite que o aprendizado do inglês seja mais aprofundado e que o aluno alcance uma desenvoltura melhor do idioma, preparando-o para a inserção em uma sociedade globalizada.
Preparamos um material sobre a importância de uma formação bilíngue para a formação do aluno no século XXI. Confira: