A demanda por uma formação bilíngue dos alunos vem aumentando na medida em que a sociedade se altera, sobretudo, devido aos avanços tecnológicos e globalização. O ensino do inglês deixou de ser um diferencial no cenário profissional. Ao saber esse idioma, na verdade, o estudante se torna apto a se comunicar e buscar uma gama de informações.
Uma formação bilíngue proporciona ao aluno um preparo maior para as competências exigidas no século XXI. Preparamos este artigo para explicar a importância acerca do tema e trazer a metodologia Stars como ferramenta de estudo. Confira!
A importância da formação bilíngue para os alunos da sua instituição
O inglês tem uma grande relevância no cenário mundial. Apesar de não ser o idioma mais falado como nativo, ao ser uma língua franca, ele é, constantemente, o meio de comunicação mais escolhido.
Com os avanços da tecnologia e o reflexo disso, por meio da globalização, a sociedade está passando constantemente por diversas modificações. Até um tempo atrás, o aprendizado de um segundo idioma era considerado um diferencial. Contudo, na realidade contemporânea, a demanda por uma formação integral dos alunos, incluindo o ensino do inglês, aumenta.
Uma formação bilíngue oferece muitos benefícios tanto para a instituição de ensino quanto para os alunos. Para o estudante, o aprendizado envolve mais que a aquisição da língua, contemplando os aspectos interculturais e sociais, capazes de ampliar a sua visão de mundo. Há benefícios como um melhor desenvolvimento da concentração, imaginação, raciocino lógico e percepção. Além disso, aprimora pontos cognitivos como o fortalecimento da capacidade intelectual do aluno e das habilidades de atenção e escuta.
Atualmente, ter conhecimento dessa língua é um requisito básico no mercado de trabalho e ser bilíngue quer dizer expandir a possibilidade de comunicar e interagir com pessoas de todo o mundo. Estar apto a falar o inglês faz com que o falante esteja atualizado e por dentro dos acontecimentos e notícias globais. Isso quer dizer que esse aprendizado é responsável por possibilitar que os alunos estejam conectados com realidades distintas, além de promover a sua integração cultural e social com outros contextos.
Formação bilíngue: entenda na prática o seu funcionamento
A seguir, confira alguns pontos primordiais relacionados à temática bilíngue:
Faixa etária dos estudantes
Independentemente da idade, sempre é possível adquirir conhecimentos, inclusive novos idiomas. Contudo, quanto mais nova a criança for, maior a sua facilidade ela terá para aprender uma língua. Isso está relacionado com uma pré-disposição para o desenvolvimento de novas habilidades em um período de tempo durante a infância, chamado de janelas de aprendizagem. Além disso, o cérebro apresenta uma maior plasticidade e o aparelho fonador delas estão em formação e, com isso, é possível reproduzir qualquer som e distinguir fonemas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) torna obrigatório o ensino do inglês nas escolas apenas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Contudo, apesar de não existir uma idade “certa” para os alunos começarem a aprender o inglês, quanto antes eles iniciarem o contato com idioma, melhores são os benefícios e resultados.
Formação X Escola bilíngue
Existem muitas dúvidas em relação às diferenças de uma escola bilíngue para uma formação bilíngue. Primeiramente, vale ressaltar que no Brasil ainda não há uma regulamentação que defina uma instituição de ensino bilíngue. Na prática, isso quer dizer que mesmo com a escola seguindo uma metodologia internacional e utilizando seu material, ela, ainda assim, necessita responder ao Ministério da Educação (MEC) e seguir suas diretrizes educacionais. Confira as principais diferenças entres elas, a seguir:
Escola bilíngue:
- Oferece as disciplinas tanto na língua materna quanto na estrangeira;
- Todos os membros da equipe escolar precisam dominar a língua portuguesa e o segundo idioma;
- O Projeto Político Pedagógico deve abordar componentes culturais de ambos países.
Formação bilíngue do aluno:
- As disciplinas são ministradas na língua materna, o que ocorre é uma maior exposição ao idioma estrangeiro;
- Não existe uma necessidade em contratar apenas profissionais fluentes nos dois idiomas. Ao implementar uma solução que oferece uma formação bilíngue, o corpo docente deve receber treinamento e orientação acerca de todo o processo;
- O PPP é centrado nas diretrizes do Brasil. Contudo, há muitas possibilidades de exposição e a aquisição do idioma estrangeiro.
A metodologia utilizada na formação bilíngue
O English Stars é um sistema de ensino bilíngue cujo foco é a formação de alunos bilíngues, ou seja, a escola em si não se torna bilíngue. Considera-se ser bilíngue a habilidade de fluência em pelo menos uma das 4 habilidades da língua: escrita, escuta, fala ou leitura. O objetivo do programa é fornecer aos estudantes uma formação integral, exigida por meio das competências do século XXI. Dessa forma, eles estão se preparando para estarem inseridos em uma sociedade globalizada e em constantes modificações.
Vale ressaltar que a implementação do English Stars não acarreta mudanças significativas na instituição de ensino, uma vez que a solução se adapta a diferentes currículos escolares. O programa contempla a Educação Infantil até o final dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia tem como o foco do aprendizado a comunicação oral e, para isso, as aulas são todas ministradas em inglês, independentemente da idade do aluno.
Além disso, o processo de aprendizagem contempla outras esferas além da aquisição da parte gramatical e técnica do idioma. Os aspectos socioculturais são levados em consideração por meio da abordagem CLIL . O CLIL está relacionado com o conceito do uso da língua como o meio de comunicação. Outro ponto é o uso da plataforma gamificada MentalUP. Exclusiva no Brasil para o uso das escolas parceiras do English Stars.
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