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    Gestão escolar: conheça os 6 pilares principais

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    25/06/2021 - 5 min - Por Nicolle Abreu

    A gestão escolar é um aspecto indispensável para o funcionamento de qualquer instituição, responsável por garantir o bom funcionamento da escola. Ela compreende os esforços individuais do diretor escolar e de toda a equipe pedagógica, trabalhando em prol de objetivos comuns: a formação e o desenvolvimento dos alunos.   

    Todas as decisões tomadas pela gestão escolar devem levar em conta critérios pedagógicos para implementar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Uma boa gestão depende, também, de competências como organização e liderança.    

    Nesse sentido, é importante considerar as 6 dimensões que ajudam o gestor a ter maior clareza sobre o trabalho que irá realizar na escola, para que divida o foco de maneira adequada entre cada uma delas.   

    Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar os 6 pilares da gestão escolar e como trabalhar cada um deles na escola. Confira! 

    Pilares da Gestão Escolar

    A gestão escolar diz respeito à atuação que tem como objetivo a administração da instituição e de todos os recursos e pessoas envolvidos no processo de formação do estudante. Ela deve levar em consideração as diretrizes legais e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e compreende seis pilares: 

    • Gestão pedagógica  
    • Gestão administrativa  
    • Gestão financeira  
    • Gestão de pessoas  
    • Gestão da comunicação  
    • Gestão do tempo  

    1. Gestão pedagógica   

    A gestão pedagógica da instituição é o pilar mais importante da gestão escolar. Isso porque ela diz respeito à melhoria da qualidade do ensino oferecido para os alunos. O objetivo dessa dimensão da gestão é elaborar e colocar em prática o Projeto Político Pedagógico (PPP). Além disso, ela é essencial para analisar o que precisa ser melhorado nas práticas e resultados educacionais e estabelecer objetivos para a melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem.  

    Garantir uma boa gestão pedagógica implica na motivação os professores e no fomento do seu desenvolvimento por meio da formação continuada, principalmente por se tratar de um aspecto indispensável para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para mais, a gestão pedagógica também é responsável pela elaboração do calendário escolar e pelo acompanhamento do desempenho e do desenvolvimento dos alunos.  

    2. Gestão administrativa  

    Essa dimensão da gestão está ligada ao uso correto dos recursos físicos e financeiros da escola. Nesse sentido, para que a instituição funcione de forma adequada, é importante garantir o andamento dos serviços da secretaria escolar, bem como a manutenção do patrimônio e da infraestrutura.   

    Ao colocar em prática a dimensão administrativa da escola, o gestor e os demais membros da equipe pedagógica devem agir de acordo com as leis educacionais, os prazos acordados no planejamento e os contratos estabelecidos com as famílias dos alunos, com os professores e com os colaboradores, por exemplo.  

    3. Gestão financeira  

    O cuidado com esse pilar da gestão escolar é fundamental para manter a instituição em funcionamento. Isso porque é necessário controlar o fluxo de caixa, o capital de giro, a geração de receita e as despesas previstas para que as atividades escolares não sejam prejudicadas. Sendo assim, essa dimensão da gestão é responsável por organizar os recursos e distribuir o orçamento disponível de forma eficiente.   

    Sendo assim, o gestor deve ficar atento à inadimplência, garantir que o fluxo de caixa não fique negativo e lidar com as contas a pagar e a receber. Além disso, há outras responsabilidades delegadas à gestão financeira, como o investimento em novas tecnologias, o pagamento dos professores e demais colaboradores, as reformas e as manutenções do espaço físico e a compra ou o conserto de materiais e equipamentos.  

    4. Gestão de pessoas  

    O pilar referente à gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos diz respeito, principalmente, aos professores e aos demais colaboradores da instituição, assim como outros personagens que podem estar envolvidos no funcionamento da escola. Ou seja, essa dimensão é responsável por garantir uma divisão adequada de funções entre todos dentro no processo de ensino-aprendizagem.  

    Além disso, faz parte da responsabilidade do gestor escolar contribuir para a manutenção de um ambiente agradável, que promove o desenvolvimento de todos os integrantes da equipe pedagógica. Isso porque, para colaborar com o sucesso da instituição, é essencial que todos se sintam estimulados e motivados a trabalhar de acordo com a missão, os valores e os objetivos propostos no PPP.  

    5. Gestão da comunicação  

    A dimensão ligada à gestão da comunicação se assemelha à gestão de pessoas, uma vez que busca motivar os colaboradores da escola. No entanto, o pilar da comunicação vai além, visto que também trabalha para garantir um bom relacionamento com as famílias e com a comunidade. Além disso, procura criar um diálogo com os alunos.   

    A principal característica desse pilar de gestão é a escuta atenta. Por exemplo, a gestão da comunicação procura avaliar as causas da evasão escolar e evitar que ela aconteça, buscando construir uma relação de confiança com alunos e familiares. Além disso, esse setor permite que as informações cheguem aos seus destinatários de maneira eficiente, inclusive entre os setores da escola.  

    6. Gestão do tempo  

    A gestão do tempo lida diretamente com a eficiência dos processos da instituição, garantindo maior produtividade da equipe. Todos os setores são interdependentes e é comum que quando um deles enfrenta algum problema os outros sofrem as consequências. A gestão do tempo trabalha justamente nesse contexto, identificando e priorizando as principais demandas da equipe escolar.  

    Sendo assim, o papel dessa dimensão é estabelecer objetivos e traçar estratégias para alcançá-los, revisando o planejamento sempre que necessário. Além disso, a gestão do tempo procura tornar a equipe de colaboradores mais produtiva, sem causar um sobrepeso nas tarefas designadas.  

    Gestores: o coordenador pedagógico 

    A gestão escolar compreende diversos pilares que devem ser orquestrados de maneira adequada para garantir o bom funcionamento da instituição, sendo eles: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão da comunicação e gestão do tempo. O gestor deve estar atento a cada um desses aspectos, visto que todos eles podem impactar a escola positiva ou negativamente.  

    Ao gerir uma escola, é importante que toda a equipe pedagógica esteja engajada e comprometida com os objetivos da instituição. Dessa forma, facilitam-se as tomadas de decisões e compartilham-se as responsabilidades. Uma figura bastante importante quando se fala da gestão escolar é o coordenador. Esse profissional é de grande importância para o êxito das práticas escolares. Preparamos, assim, um material com 5 dicas para o coordenador. Baixe-o gratuitamente: 

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