O dia a dia escolar dispõe de diversas tarefas importantes para que a instituição continue funcionando apropriadamente, o que torna a gestão escolar essencial. Ela foi criada como um método para otimizar e melhorar os processos escolares por meio de uma organização e um planejamento articulados. O objetivo principal é aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços da escola.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a oferta de Educação Básica deve ser baseada no princípio da Gestão Democrática. Atualmente essa proposta está presente na maioria dos discursos da reforma educacional referente à gestão. A gestão democrática da escola fomenta uma coparticipação nas tomadas de decisões.
Preparamos esse artigo para esclarecer possíveis dúvidas e como implementar a gestão escolar na escola. Confira!
Gestão escolar: o que é?
A gestão escolar se trata de um sistema de organização dentro da escola. Tem como foco traçar e alcançar objetivos por meio de uma análise contínua para tomada de ações. Está relacionada, principalmente, ao avanço do processo educacional como um todo, tornando-o eficaz. Suas atuações também dizem respeito à redução da inadimplência, à motivação dos colaboradores e professores e ao engajamento dos alunos e familiares, por exemplo.
A partir dos resultados apresentados em determinado período, a escola pode analisar o cenário e realizar intervenções a fim de buscar melhorias. O gestor tem o papel de atuar de acordo com a legislação educacional vigente, administrar a escola e promover a excelência no ensino. No entanto, a gestão da escola em sua totalidade cabe, também, a toda a equipe pedagógica, que possui grande responsabilidade na manutenção da instituição.
“O que está impedindo o progresso da escola?” é a principal pergunta que a gestão escolar deve responder. Isso torna o registro de tudo o que acontece dentro da escola extremamente importante: o plano de ensino anual, os diários de classe, os planos de aula, os boletins escolares, os conselhos de classe, os relatórios de atendimentos, entre outros, são documentos valiosos que podem indicar pontos de atenção. Dessa forma, é possível identificar o que deve ser melhorado.
Estrutura e bom funcionamento da escola
A estrutura diz respeito às instalações físicas da escola, enquanto o funcionamento está diretamente relacionado com a participação da equipe pedagógica nos processos escolares. É importante que esses dois aspectos estejam funcionando bem, visto que têm um impacto direto na gestão da escola.
A infraestrutura da instituição deve estar em boas condições de uso, o que inclui fácil acesso para os jovens com necessidades especiais. Além disso, a forma como espaço será utilizado deve ser planejada a fim de proporcionar um bom ambiente de aprendizagem não só dentro de sala de aula, mas em toda a esfera escolar. Dessa forma, o gestor tem o papel de verificar e investir na estrutura do local, por meio de ações como:
- Implantar novas tecnologias, como salas de informática ou recursos de multimídia;
- Garantir que os laboratórios tenham equipamentos suficientes para os alunos;
- Verificar se o pátio está em bom estado de conservação e realizar reformas;
- Investir em compra de novos livros para o acervo da biblioteca da escola;
- Assegurar que a cantina tenha um espaço adequado e mesas em quantidade razoável;
- Averiguar se as quadras e objetos esportivos estão em boas condições de uso.
Mas e agora, o que é a gestão escolar democrática na escola?
Implica a participação eficiente nos aspectos organizacionais dos vários componentes da comunidade escolar — como pais, estudantes, docentes, gestores e funcionários da instituição. Envolve a participação em decisões como a destinação dos recursos financeiros e sua fiscalização, além de pontuar as necessidades de investimento.
Desempenhando um papel fundamental nesse modelo de gestão, o diretor pode facilitar ou dificultar a implementação dos procedimentos participativos. Em algumas gestões, é notável a melhora do desempenho da instituição em que diretores investem na capacitação de profissionais e no desenvolvimento de sistemas de acompanhamento escolar.
O papel da direção escolar
Atualmente, as instituições precisam de gestores facilitadores. Sendo assim, estima-se profissionais que trabalham visando a resolução de problemas em grupo, exercendo sua liderança em conjunto com professores e colegas. Cabe a ele, também, ajudar a identificar suas necessidades de capacitação. Assim, o profissional é capaz de adquirir habilidades necessárias para uma formação de qualidade.
Um bom gestor possui a capacidade de ouvir o que os outros têm a dizer, delegando autoridade e dividindo o poder. Todos os integrantes do corpo estudantil dirigem-se ao diretor com suas ideias, desejos e problemas. Sendo assim, é importante que esse profissional seja uma pessoa aberta ao diálogo, firme, calmo e capaz de encorajar o corpo docente nas horas de desânimo.
Uma gestão democrática depende, além de uma comunidade participativa, de um diretor aberto e que estimule a integração de todos no processo de tomada de decisões. Garante-se assim, uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, além de encorajar o gestor a enfrentar os desafios cotidianos.
Saiba como implementar uma gestão escolar democrática
Diversos são os desafios na implementação de uma gestão democrática na escola. Para que essa implementação seja efetiva e assertiva alguns pontos podem ser dados como prioridade para a gestão escolar:
Envolver a comunidade escolar
A escola é feita para suprir as necessidades da comunidade. Sendo assim, a participação de todos é fundamental para que se conheça mais sobre essas necessidades. Essa participação e integração se dá por meio do diálogo. Cabe ao gestor garantir que todos sejam ouvidos. Abrir as portas da instituição é uma boa maneira de fazer com que a comunidade se sinta à vontade nela. Envolva a todos em projetos educativos e peça avaliações e críticas. Desse modo, é possível construir um laço de confiança com os alunos, pais e responsáveis.
Investir em um bom planejamento escolar
Para que a gestão escolar democrática possa existir e funcionar com eficiência, um bom planejamento escolar é essencial. Planejar é uma maneira eficiente de analisar os objetivos esperados para esse tipo de gestão. Dessa forma, é possível estabelecer o melhor caminho a ser seguido.
Distribuir responsabilidades e contar com os principais agentes da formação acadêmica é uma maneira eficiente de estabelecer os passos necessários para a transformação esperada. Conversar com a comunidade escolar também é uma maneira de traçar os objetivos durante o planejamento. Isso torna possível escolher a representatividade de cada membro.
Ser transparente com as decisões tomadas
Apesar de serem tomadas de maneira coletiva, algumas decisões não ficam claras para todos os envolvidos. Para isso, é necessário manter o processo o mais transparente possível. O ideal é que todas as ações da instituição sejam divulgadas. Isso pode ser feito através de redes sociais, um portal do aluno ou até mesmo nos corredores da instituição. Dessa maneira, todos podem conhecer as ações e os impactos delas no dia a dia da escola.
Assim sendo, é possível que todos percebam a motivação da escola em estabelecer uma relação de parceria com seus membros. Um gestor democrático adota uma postura mais voltada para a coletividade e menos para as próprias decisões.
Proporcionar a união entre todos os envolvidos
Geralmente restritas a reuniões escolares e conversas sobre a instituição, a união entre os membros da comunidade escolar deve extrapolar esses padrões e incentivar a participação de todos nas ações e decisões. Cabe ao gestor dialogar e incentivar a comunidade a participar da implementação dessa gestão. Essa não é uma missão fácil.
Convencer as pessoas de que elas possuem um papel fundamental dentro da instituição pode demandar bastante tempo e esforço, principalmente quando falamos de pais e responsáveis que acreditam que a escola é apenas a responsável pela educação dos filhos.
Isso comprova a importância do planejamento, já que é nele em que os momentos de abordagem dos pais e responsáveis são definidos. Nesses encontros procure levantar as necessidades da comunidade. Aproveite também a oportunidade para explicar a mudança de gestão e os reflexos que ela trará para a melhora da instituição.
O gestor e o aprimoramento constante das práticas escolares
Adotar a gestão democrática na escola envolve assumir novas responsabilidades e dividir seu papel na tomada de decisões. Só assim é possível oferecer autonomia para os membros da comunidade escolar e, desse modo, buscar soluções e agregar valor à escola.
Pensando na grande responsabilidade do papel de gestor escolar, resolvemos preparar um material para a gestão com dicas par ajudar a melhorar a qualidade do ensino. Baixe gratuitamente: