A interdisciplinaridade é uma temática bastante presente nas discussões atuais sobre a educação. Estudiosos da área defendem que há uma grande importância da sua implementação didática no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Diversos são os benefícios das atividades que promovem a conexão entre outras áreas dos saberes.
Pensando na relevância desse tema, trouxemos este artigo para apresentar o ensino do inglês através de uma perspectiva interdisciplinar. Confira!
Conceituando a Interdisciplinaridade
O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e a integração de métodos e análises de um mesmo tema ou conceito por várias disciplinas escolares. Ou seja, a interdisciplinaridade é um processo de conexão entre as diversas disciplinas dentro da escola. Essa dinâmica viabiliza o diálogo entre conceitos de áreas diferentes, objetivando a integração de conhecimentos distintos. Na prática, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.
Os benefícios dessa prática
O ensino interdisciplinar possibilita uma maior compreensão da temática estudada, já que cada aluno vai receber uma visão mais ampla do assunto. Isso fornece vários benefícios para a formação dos estudantes. Confira alguns deles a seguir:
- Incentivo aos alunos a reverem seus conceitos e pré-conceitos;
- Entrega de um ensino de qualidade;
- Os estudantes desenvolvem habilidades de resolução de problemas e autoconfiança;
- Desenvolvimento de habilidades cognitivas e da capacidade de resolver situações conflitantes por meio do pensamento crítico;
- Conscientização acerca da interdisciplinaridade do mundo ao seu redor.
O inglês em um contexto interdisciplinar
O avanço dos meios de comunicação, assim como da expansão multilinguística ao redor do mundo está intrinsecamente interligada com os avanços digitais e com a globalização. Sendo assim, espera-se que o aluno receba um aprendizado da língua inglesa de modo a contemplar os diversos contextos de uso do idioma, tal como ocorre na realidade.
Historicamente, o ensino o inglês como língua estrangeira no Brasil, teve como enfoque apenas os aspectos linguísticos e formais do idioma. Contundo, atualmente, mais do que nunca, existem movimentos que revelam a necessidade e importância de um aprendizado integrado e fluído para os alunos. Isso pode ser resumido afirmando-se que antes o ensino do inglês era visto como um fim e agora passa-se a enxergá-lo como um meio.
A BNCC e a Língua Inglesa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento norteador da elaboração dos currículos escolares em todo o território brasileiro. A Base apresenta a importância do aprendizado do inglês devido a sua capacidade de:
“criação de novas formas de engajamento e participação
dos alunos em um mundo social cada vez mais globalizado e
plural, em que as fronteiras entre países e interesses pessoais,
locais, regionais, nacionais e transnacionais estão cada vez
mais difusas e contraditórias. Assim, o estudo da língua inglesa
pode possibilitar a todos o acesso aos saberes linguísticos
necessários para engajamento e participação, contribuindo para
o agenciamento crítico dos estudantes e para o exercício da
cidadania ativa, além de ampliar as possibilidades de interação
e mobilidade, abrindo novos percursos de construção
de conhecimentos e de continuidade nos estudos.” – (Página 241 – BNCC)
Conforme apresentado, a proposta da BNCC é de que o aprendizado do inglês ocorra de forma natural, assim como acontece com a aquisição da língua nativa, no caso, o português. Para que isso seja possível, a Base apresenta eixos organizadores para o ensino da Língua Inglesa. Um desses eixos é o da Dimensão Intercultural que compreende o entendimento sobre o processo contínuo de interação e conexão cultural, sobretudo na realidade contemporânea.
No texto da Base: “O tratamento do Inglês como língua franca impõe desafios e novas prioridades para o ensino, entre os quais o adensamento das reflexões sobre as relações entre língua, identidade e cultura, e o desenvolvimento da competência intercultural”, afirma o documento.
Como trabalhar com o inglês de maneira interdisciplinar?
Conforme visto ao longo do texto, há uma grande importância no que diz respeito à interdisciplinaridade do ensino da língua inglesa. Esse processo pode ser implementado de diversas formas, possibilitando uma formação integral e contemporânea para os alunos.
Uma abordagem pedagógica que utiliza desse conceito e que tem estado bastante presente no cenário escolar é o CLIL. Sigla para Ensino Integrado de Conteúdo e Língua (CLIL), na qual o inglês é apenas o meio para se aprender outras áreas do conhecimento em paralelo com o desenvolvimento no idioma.
Ao utilizar de novas abordagens no ensino, surgem possibilidades de implementar um contexto interdisciplinar dentro do ambiente escolar e na aprendizagem da língua inglesa. Gostaria de saber mais a profundamente sobre o CLIL, seus benefícios e como implementá-lo? Para isso, baixe gratuitamente o material que preparamos sobre a temática: