Em qual segmento você atua?

    Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

    Metodologia Stars

    Compartilhe >

    18/09/2019 - 4 min - Por Nicolle Abreu

    A demanda por um ensino de inglês de qualidade dentro das escolas cresceu bastante, sobretudo, devido à organização da sociedade contemporânea. O English Stars surge com o objetivo de oferecer uma metodologia flexível para o processo de ensino-aprendizagem do inglês, com uma abordagem bilíngue. O intuito da solução é fornecer uma formação integral dos estudantes, preparando-os para sua participação em um contexto global de constantes mudanças.

    Preparamos este artigo para apresentar a metodologia Stars. Confira!


    O papel da linguagem e do inglês na sociedade

    A espécie humana é diferenciada das demais por meio da linguagem, que é a maneira que as pessoas se comunicam. Além disso, ela é utilizada para expressar impressões, opiniões, sentimentos e compartilhar vivências entre si. Ou seja, a linguagem é um instrumento para a transmissão dos pensamentos.

    O inglês, apesar de não ser a língua mais falada como idioma nativo, é a que possui mais influência dentre todas existentes. O inglês como língua franca tem como significado a sua escolha de uso independente da língua materna dos falantes. O que quer dizer que a língua inglesa é o meio de comunicação mais frequentemente escolhido.

    A maior parte dos conteúdos presentes na internet estão disponíveis neste idioma, cerca de 61%. Além disso, o inglês é a língua oficial dos negócios, finanças e ciência. Ainda neste contexto, há uma grandiosa oferta de obras literárias, cinematográficas e musicais. Isso significa que a maior parte do conteúdo e fontes de pesquisa estão disponibilizadas nessa língua.

    Estar apto a falar o inglês possibilita o acesso a inúmeras informações, além de manter o falante atualizado com os acontecimentos e mudanças globais. Dessa forma, o aprendizado desse idioma é responsável por manter os alunos conectados com outras realidades e promove a sua integração social e cultural com outros contextos. Isso se torna um requisito básico para a imersão no mercado de trabalho e na esfera profissional contemporânea.

    O English Stars: a formação bilíngue para as escolas

    O English Stars surge da necessidade de capacitar os alunos para a sua participação na sociedade global. O intuito é prepará-los para constantes mudanças, e como consequência disso, aumentar a chance de êxito na esfera acadêmica e profissional. O objetivo do programa é oferecer à escola uma solução eficiente e flexível para o ensino do inglês dentro da instituição.

    O programa é um sistema de ensino bilíngue. A sua abordagem está relacionada com uma formação bilíngue do estudante, ou seja, a escola não se torna bilíngue, mas sim o aluno. Entende-se como bilíngue a habilidade de fluência em pelo menos uma das 4 habilidades da língua: escrita, escuta, fala ou leitura.

    A sua implementação não ocasiona mudanças significativas na escola, de modo que a solução se adapta a diferentes currículos escolares. Vale ressaltar o cuidado que se deve ter em alinhar os objetivos educacionais à configuração mundial contemporânea. Para isso, as competências do século 21 foram trabalhadas com ideais de Charles Fadel para serem implementadas na dinâmica do programa. Fadel é professor da Escola de Educação de Harvard e um dos maiores nomes globais da área.

    A metodologia Stars

    O sistema está estruturado para os primeiros 8 anos escolares, abrangendo a Educação Infantil ao final dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola pode optar pela solução ser implementada de maneira intra ou extracurricular, sendo, neste caso, uma atividade de contraturno. Além disso, a instituição pode escolher entre 3 ou 5 aulas por semana.

    Na metodologia, o foco de aprendizado se encontra na comunicação oral. Para isso, todas as aulas são ministradas na língua estrangeira e as 4 habilidades (escrita, leitura, fala e escuta) são trabalhadas simultaneamente, independentemente da idade do aluno.

    No programa, o processo de ensino-aprendizagem e de aquisição do inglês é promovido além do aprendizado da parte técnica da língua. Para uma melhor imersão no idioma, os aspectos sociais e culturais, também são considerados. Isso é realizado por meio de duas abordagens diferentes: 

    CLIL (Content and Language Integrated Learning)

    Já o termo CLIL se relacionada com o conceito da utilização da língua como o meio de comunicação. Nessa dinâmica, o inglês é um instrumento para o ensino de conteúdos diversos, como arte, matemática, ciência e estudos sociais.

    A metodologia Stars demonstra um alinhamento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Vale ressaltar ainda que, apesar da obrigatoriedade de o ensino do inglês ser apenas a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental, isso não quer dizer que a escola não pode antecipar o processo. Na verdade, muitas instituições já percebem que quanto mais cedo iniciarem o ensino do idioma, mais fácil se torna a aquisição da língua por parte dos alunos e melhores os seus benefícios.

    Quer saber como implementar o sistema bilíngue do English Stars na sua escola? Fale com um dos nossos especialistas:

    Compartilhe >

    LEIA TAMBÉM

      Em qual segmento você atua?

      Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
      CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação