O translanguaging é um assunto que vem se expandindo e ganhando cada vez mais relevância no contexto educacional. Essa é uma temática cada vez mais pesquisada nos campos de estudos relacionados com o bilinguismo e multilinguíssimo. Relaciona-se com as múltiplas formas em que os falantes bilíngues constroem sentido em seus repertórios lexical.
Pensando nesse fenômeno linguístico, preparamos este artigo para explicar o conceito da translinguaguem e mostrar a sua importância dentro do ensino bilíngue. Confira!
O que é translanguaging? – Translinguagem
O translinguismo está associado ao processo pelo qual os falantes multilíngues utilizam todo o seu repertório linguístico para construir uma comunicação integrada. O termo é considerado uma extensão do conceito de linguagem adicionado ao recurso de usar mais de um idioma, geralmente, simultaneamente.
Acredita-se que a origem da expressão veio do pesquisador Cen Williams, que definiu como “prática pedagógica de troca de idiomas em salas de aula bilíngues”. O termo original era trawsieithu, e o pesquisador exemplificou como a prática de ler um texto em inglês e fazer as anotações em galês, ou vice e versa. Já o Colin Baker traduziu a expressão para translanguaging, com a seguinte definição: “o processo de construir sentido, modular experiências, ganhar entendimento e conhecimento através do uso de duas línguas”.
Mais tarde, Ofelia García, uma pesquisadora nova-iorquina, redefiniu o termo como:
Múltiplas formas de práticas discursivas através das quais o indivíduo bilíngue tenta fazer sentido e compreender os contextos relacionados a cada uma das línguas.
Essa nova abordagem aponta o conceito de translingualismo para além da concepção de uso simultâneo de duas línguas distintas. A principal razão dessa redefinição do termo é porque, para a autora, a translinguagem não está voltada na prática das línguas em si, mas no próprio sujeito. Isso está relacionado com a capacidade do falante em acessar diferentes recursos semióticos e linguísticos como uma maneira de potencializar a sua comunicação.
A importância do translinguismo para o ensino bilíngue
O conceito de translanguaguing engloba a utilização híbrida de dois sistemas linguísticos para a construção de conhecimento e sentido no repertório do indivíduo bilíngue. Isso quer dizer que não há uma limitação clara ou delimitada na fala e pensamento do sujeito bilíngue, uma vez que ele não pode ser caracterizado como dois monolíngue em uma só pessoa.
O que ocorre no processo do bilinguismo é que o falante não desliga o conhecimento e experiência de determinado idioma ao utilizar o outro. O sujeito bilíngue utiliza simultaneamente todo o repertório lexical acumulado de ambas línguas, em relação ao pensar, expressar e raciocinar, optando por palavras e expressões que melhor se adequam àquela situação. Por ser uma complementação constante de transferência entre os idiomas, o falante possui um conjunto mais amplo de recursos culturais, linguísticos e cognitivos que um aluno monolíngue.
Vale ressaltar a importância que translanguaging possui e que ele deve ser considerado no processo de ensino-aprendizagem na educação bilíngue. Os docentes precisam compreender a construção do conhecimento dos alunos bilíngues, observando a maneira que os estudantes vão se desenvolver a partir das duas realidades que ele dispõe. Para isso, é importante que o educador entenda a relação dinâmica do aluno bilíngue, uma vez que o estudante utiliza ambos idiomas para construir as atividades cognitivas e sociais.
Conclusão
O translinguismo é um assunto bastante pertinente na atualidade. Sua compreensão implica em boas práticas no ensino bilíngue, visto que é necessário compreender que o falante bilíngue não exclui o seu conhecimento acerca de um idioma ao utilizar o outro. Sendo assim, todo o processo de ensino-aprendizagem que contempla a aquisição de novas línguas se torna acumulativo, somando todo o repertório linguístico do aluno.
O termo translanguaging tem ganhando significados e definições, além de compor o contexto bilíngue. O bilinguismo em si, vem conquistando cada vez mais, uma relevância, sobretudo em detrimento das competências exigidas para uma formação integral e adaptada a realidade contemporânea. Para que isso seja possível, a escola pode optar por adotar programas e soluções que forneçam aos alunos uma formação bilíngue. Pensando nisso, preparamos um material para auxiliar a instituição de ensino na implementação de uma metodologia e avaliação do inglês. Baixe gratuitamente o material: